Sunday, March 12, 2006

Viseu da Amazônia Atlântica: A nossa Cidade Amada


O Município de Viseu vem tentando viver nesses longos caminhos de vida, com suas varias riquezas naturais, e principalmente os seus habitantes tradicionais e os que adotaram o Município para sua morada e construção de uma vida social digna e justa.
O povo desse Município, ainda acredita em uma futura melhoria social justa e digna de verdadeiros cidadãos: educação, saúde, trabalho e valorização da cultura de seus habitantes, principalemente os mais antigo, que sente saudades dos velhos tempos de "fartura" (muitos peixes, frutos, atividades culturais, etc..) que a natureza proporcionava às suas famílias. Um governo que ainda dava atenção e apoio - diferente de alguns ultimente. Mesmo assim, os verdadeiros viseuenses ainda acreditam em alguém (um governante; um verdadeiro lider nascido do seio de sua comunidade sofredora e trabalhadora) filho nato da terra com visão holística, justa, participativa e inovadora, que poderá alavancar e amostrar ao restante do Estado e do País, o sofrimento e lamento desse povo que tanto clama por justiça social e mais dignidade humana e qualidade vida para todos, em particular para os mais necessitados. Esse povo que sofre por descaso social-govarnamental local e Estadual, que se vem de muitos tempos, de muitos governos, de uma cultura regressista, ditadistica, facista e acima de tudo oportunista.
Temos que dá atenção para nossos jovens viseuenses, atenção esta, não só por meio de programas assistêncialistas e imediatistas, e sim sustentávelmente, por meio de oficinas de qualificação e requalificação profissional, criação de bolsas ou Fundo Municipal de Apoio Escolar Superior e/ou técnico para os mesmos ingressarem na universidade, tanto pública ou privada, seja na Região Bragantina, na Região Metropolitana de Belém ou outro cidade. È preciso mudar verdadeiramente isso; levar esse Município, essa Cidade ao conhecimento da sociedade, dos meios de comunicação, evidenciar esse lugarejo rico da Amazônia para o restante do país e do mundo.
Por: Afonso Pinheiro




Projeto: VISEU DA AMAZÔNIA ATLÂNTICA

Por uma Nova Cidade e pelo resgate e valorização da cultura, educação e reeducação, desenvolvimento econômico e turístico, auto-estima e confiança dos moradores da Cidade e do Município de Viseu. Expor e evidenciar Viseu no atual cenário geopolítico regional, amazônico, nacional e internacional, tecnológico, sócio-ambiental e econômico do Município e respectivamente suas comunidades tradicionais, atual e futura. Todos os filhos natos, desde os que adotaram ou os que vão adotar o Município como sua cidade, tanto para morar quanto para passear; estarão empenhados para propor idéias de minimização dos atuais problemas existentes no Município junto às instituições e órgãos competentes da sociedade, como parte das nossas atitudes em integrar esse lugar às demais cidades e pólos já desenvolvidos e avançados social, tecnológico, político, cultura, ambiental e economicamente.

Idioma:Português
Por: Afonso Pinheiro (Fundador, Diretor-Presidente, educador sócio-ecoambiental, captador de recursos do ISSEAMAZON; e, Diretor Geral e Consultor Sênior da Agência Regional Executiva em Programas, Planos e Projetos-AREAEX).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home